terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Primeira Reunião após o início de trabalhos da Nova Associação.
Acta da sessão extraordinaria de tomada de posse da Directoria eleita, em 16 de Novembro de 1919.
Aos dezeseis dias do mez de Novembro de mil novecentos e dezenove, ás quatorze horas, na séde da Sociedade, prezentes os socios em numero regulamentar, como se verifica do livro de presença, realizou-se uma sessão extraordinaria afim de dar posse a Directoria eleita para o período de 1919 á 1920.
Presidiu a sessão o sr. Prof. Virgolino Brazil, sendo secretariada pelo Prof. Guido Straube.
Foi lida e aprovada sem debates a acta referente à sessão de 9 de Novembro.
Expediente. O expediente constou da leitura e despacho de duas cartas, sendo uma do sr. Carlos Eschholz de Paranaguá e outra do sr. Alfredo Puglieli de Jaguariahyva e um telegrama do sr. Edmundo de Azevedo Verner de Paranaguá, todas como respostas ás circulares-convites a elles expedidos pela comissão organizadora, passando todos a ser considerados socios correspondentes.
Posse da Diretoria. Verificada a presença dos srs. Prof. Antonio de Mattos Azeredo, Affonso Loyola e Silva e José Gomes da Amaral Filho,foram convidados para assumir respectivamente os cargos de 1º. Vice-presidente, 2º. Vice-presidente e 1º. Thezoureiro, para os quais tinham sido eleitos.
Assumindo a presidencia o sr. Antonio Mattos Azeredo, concede a seu pedido, a palavra ao sr. Prof. Virgolino Brazil, que produz bellissimo discurso, discorrendo amplamente sobre a odontologia, desde os tempos remotos até a actualidade frizando bem o extraordinario impulso dado á prothese cirurgica no decurso da conflagração europea, enaltecendo a ação altamente fecunda e benefica do Governo Federal, creando a Faculdade de Odontologia o ideal tão almejado e finalmente conquistado, incitando seus consocios a congregar todos os esforços para manter bem alta a dignidade da profissão do cirurgião-dentista, lembrando como meios efficazes para conseguir este fim, o estudo profundo, calmo e sereno de todas as questões odontologicas, uma atitude abnegada e despida de preconceitos e o respeito absoluto pela deontologia odontologica.
Congratulando-se ainda com os prezentes pelo feliz exito alcançado com a fundação da Sociedade Odontologica do Paraná, como ponto de convergencia e irradiação de todos os interesses inherentes á classe, termina lastimando a ausencia não justificada dos srs. Prof. Jorge Leitner, Julio A. Xavier e Leão Mocellin, socios eleitos para os cargos de 2º. Secretario, orador e 2º. Thesoureiro, respectivamente.
Em seguida o sr. Vice-presidente em exercicio convida os srs. Virgolino Brazil e Guido Straube a reassumirem seus cargos de Presidente e 1º. Secretario, respectivamente.
Concedida a palavra á qualquer dos prezentes, o sr Antonio Mattos Azeredo propõem como socio benemerito o sr. Dr. Nilo Cairo da Silva, Ex-secretario da Universidade do Paraná, como reconhecimento sincero aos seus inestimaveis serviços prestados á causa causa do Ensino Superior em nosso Estado, o que foi unanimente acceito.
Nada mais havendo a tratar, são suspenços os trabalhos.
Curityba, 17 de Novembro de 1919.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário