quinta-feira, 20 de março de 2008

Dr. Washington Mendes, Presidente entre 1953-1955.




1953-1955 Presidente Dr. Washington Wollf Mendes
Vice-Presidente Dr. Ataliba Moreira
1º. Secretário Dr. Alfredo Negrão
2º. Secretário Dr.Gilberto Paul
Tesoureiro Dr. José Schwausee Torres
Orador Dr. Waldemar Grummt Filho
Bibliotecário Dr. Eliese R. S. Ramos
Diretor de Patrimônio Dr. Welfare Vicente de Marino
Diretor Social Dr. Severo Falavinha de Camargo
Diretor cientifico Dr. Luiz Marques Moreira
Conselho Fiscal Dr. Orlando Filizola
Dr. Manuel Paciornik
Dr. Fabio Lacerda


1955-1957 Presidente Dr. Washington Wollf Mendes
Vice-presidente Dr. Mario F. F. Thomaszeck
1º. Secretário Dr. Alfredo Negrão
2º. Secretário Dr. Gilberto Paul
Tesoureiro Dr. José Schwausce Torres
Orador Dr. Luiz Pilotto
Bibliotecário Dr. Saturnino Trevisani
Diretor de Patrimônio Dr. Welfare V. de Marino
Diretor Social Dr. Severo F. de Araujo
Diretor cientifico Dr. Waldemar Grummt Filho
Conselho fiscal Dr. Manoel Paciornik
Dr. Orlando Filizola
Dr.Arthur V. de Lacerda


Inauguração da Sede Própria realizada no dia 11 de Abril de 1953.

Tem inicio o ato inaugural da Sede Propria da Associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, sita à Rua Dr. Murici , 439- 8º. Andar- apartamento 84 e parte do apartamento 33 no 3º. Andar, Edificio São Lourenço, nesta Cidade de Curitiba, estando presentes o Senhor tte. Luiz Gonzaga, representante de S. Excia. O Governador do Estado; S.Excia Rvma. D. Manoel Silveira D`Elboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba; Prof. Francisco Degni, Presidente da União Odontológica Brasileira; Prof. Octávio Pereira dos Anjos, Presidente da Associacao paranaense dos Farmaceuticos; Dr. Nelson Correa.

Em 5 de Maio de 1955, Sessão do Departamento Científico.

O prof. Dr. Waldemar Grummt abordou o tema "Técnica de Dessensibilização da dentina pela iontoforese", apresentou o aparelho "Dentatron" de fabricação alemã, comunicando aos presentes as vantagens do mesmo, dizendo que, embora com pouco tempo para experiências em sua clínica particular e na clínica da Universidade do Paraná, conseguiu resultados satisfatórios. Fez, em seguida, um rápido histórico da "Iontoforese" convidando os colegas presentes para a exposição prática, na sala do Departamento Científico.


No dia 6 de Setembro de 1955 .

O Dr. Manuel Paciornik, Diretor Científico, comunica à Diretoria que esteve na cidade de Maringá, estando presente à fundação da Seção da A . C . D . P, naquela cidade , sendo recepcionado condignamente pelos Diretores da Associação de Maringá. Outrossim, salienta a eficiente colaboração do Prof. Dr. Luis Pilotto, nosso associado, nas demarches para a fundação de mais uma Seção da A .C .D .P .

Ata da Reunião do Departamento Científico realizada no dia 17 de Agosto de 1956.

Aos dezessete dias do mês de Agosto de 1956, no auditório da Associação, realizou-se mais uma sessão científica. Assunto: conferência sob o tema "hipnodontia", pelo Sr. Kar Maya. - Inicialmente o conferencista fez um histórico do hipnotismo,
passando à considerações sobre o conceito da Hipnose.
Abordou, a seguir, os seguintes tópicos: seleção de pacientes, testes, métodos para levar a hipnose, vantagens e desvantagens do hipnotismo. Finalizando, focalizou a aplicação do hipnotismo em odontologia, com demonstrações práticas em pacientes.

Ata da reunião do Departamento Científico, realizada no dia 21 de março de 1957.

O prof. Ataliba Moreira pronunciou uma conferencia sobre o tema "Condromixo Sarcoma- caso clínico". - O conferencista relatou um caso clínico, em uma paciente de nome I .C.S., solteira, feminina,mulata, idade 21 anos, balconista, de instrução primária.- Os primeiros sintomas do tumor foram percebidos em 7-11-56, inicialmente em aspecto de gengivite, foi extraído o terceiro molar superior direito. Em 28-11-1956, a PACIENTE FOI POR NÓS EXAMINADA E MOSTRAVA UM GRANDE TUMOR. A IMPRESSÃO ERA DE HAVER UM NÚCLEO CENTRAL DE IRRADIACAO, LOCALIZADO NO ALVÉOLO DO TERCEIRO molar superior direito, de onde emitia três ramificações, uma palatina, outra vestibular e a terceira emergia pelo alvéolo do dente em questão.
A impressão era a de que as duas primeiras ramificações saíam pela sede das picadas, para ser conseguida a anestesia pôr infiltração terminal.
No vestíbulo, era de aspecto poliposo, indo da tuberosidade até a altura do primeiro molar superior direito, no palato ia do palato mole até a altura do segundo molar superior direito e até a linha média e, pelo alvéolo saía uma massa que impedia o cerramento das arcadas dentárias.
No dia 19-3-1957, a paciente veio a falecer. Foram empregados todos os recursos terapêuticos ao nosso alcance e ao alcance do Serviço de Câncer do Paraná. O prognóstico deste tipo de tumor sempre é sombrio, mormente devido a localização do tumor.

Nenhum comentário: