quinta-feira, 20 de março de 2008

Dr.Orlando Filizolla.Presidente entre 1947-1949




1947-1949 Presidente Dr. Orlando Filizola
Vice-Presidente Dr.Almiro de Miranda Ramos
1º. Secretário Dr. Alcebiades Muniz
2º. Secretário Dr. André de Campos
Tesoureiro Dr. Severo Falavinha de Camargo
Orador Dr. Ozéas Saraiva
Bibliotecário Dr. Guido da Costa Straube
Conselho Fiscal Dr. Arides Pinho
Dr. Edmundo Mario Roderjan
Dr. Eudemar Dias Manita

10 de Abril de 1947.

Lido o Relatório pelo Dr. Presidente Nelson José Corrêa, nos seguintes termos: entre 1945 e 1947, levamos a efeito 39 reuniões, entre assembléias gerais e reuniões da diretoria, atas contendo todos os assuntos tratados e ventilados no decorrer das sessões. Durante a gestão desta diretoria foram aceitos 94 associados, na parte referente à tesouraria consta no referido relatório a compra de uma moderna máquina de escrever marca Remington,.
Cursos de pontes móveis dado pelo Prof.Ferdinand Meiran; curso de moldagem de chapas, dado pelo prof. Carlos Aldrovandi; cursos de dentaduras completas, dado pelo prof. Augusto Andersen Cavalcanti; palestra do Dr. Ney Simas Alves.

17 de Junho de 1947.

Memorial ao Sr. Governador do Estado;
Fica, nesta data, designada uma comissão especial composta dos Srs. Prof. Julio Moreira, Nelson José Corrêa, Luiz Marques Moreira, Mário Tomascjeki e Alcebiades Muniz, para estudar e redigir um memorial ao Sr. Governador do Estado, Sr. Moisés Lupion, solicitando a criação do Serviço de Assistência Dentária à Infância pré-escolar e escolar abrangendo todo o Estado do Paraná, e também a criação de um corpo de cirurgiões dentistas para fiscalizar o exercício da odontologia no Estado.-ao Sr. Secretário para expedir as nomeações.
Livro negro dos clientes faltosos: por proposta do Sr. Presidente, Dr. Orlando Filizola, unanimemente aprovada, fica deliberado a criação do livro negro dos clientes faltosos, cujo regulamento ficará a cargo do presidente, que apresentará posteriormente à Diretoria para final aprovação.

Aos vinte e dois dias do mês de Julho de 1947.

Reuniram-se em Assembléia Geral os Membros Diretores e Associados da Associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, inscritos no livro de Presença, para ouvir a Conferência do Dr. Fortunato Rigotti Alice, recém-chegado dos Estados Unidos, intitulada "Impressões de Viagem".
O Dr. Ozeas Saraiva, orador oficial da Associação iniciou seu discurso saudando o Sr. Dr. Fortunato Rigotti Alice e fazendo ao mesmo tempo o elogio da nova geração de profissionais paranaenses da Odontologia, disse que a jornada vencida brilhantemente pelo conferencista nos Estados Unidos, onde esteve durante onze meses fazendo estudos e se aperfeiçoando em Cirurgia Bucal e Prótese Dentária a expensas de uma Bolsa de Estudos proporcionada pelo Governo do Grande País amigo, que é os Estados Unidos da América do Norte, bem demonstra o valor e a coragem moça do ilustre profissional que é o Sr.Dr. Fortunato Rigotti Alice.
Finalizando a sua oração, cujas palavras derradeiras foram abafadas com uma prolongada salva de palmas dos presentes.
Após, o Sr. Dr. Fortunato Rigotti Alice, iniciando a sua aguardada conferencia, agradece primeiramente às palavras do Sr.Dr. Ozeas Saraiva e às homenagens carinhosas que tem recebido de todos os colegas desde a sua chegada à Curitiba, e , continuando, disse que foi com relativa facilidade que ganhou a Bolsa de Estudos, pôr isso que, todos aqueles que desejarem fazer estudos e aperfeiçoamento no grande pais americano do norte, poderão igualmente com facilidade conseguir Bolsas de Estudos, bastando apenas que mostrem e tenham interesse.
Passa, a seguir, a analisar o Ensino Odontológico, que é feito em quatro anos, não havendo o sistema de exames nas Escolas, mas tão somente o regime de pontos que são adquiridos conforme o tipo e o número dos trabalhos executados pelos alunos.
Referindo-se à organização do Ensino, disse que em lugar dos Catedráticos de Carreira, quem administra as aulas, sempre revestidas de aspecto eminentemente prático, são os chamados Instrutores, sendo que as aulas teóricas propriamente ditas são proferidas uma vez por semana pôr diferentes profissionais.
Falando sobre a profissão em sí, disse que tem alto conceito e / é considerada como nobre e sendo reconhecida como de grande valor para o equilíbrio da Saúde Geral, todos os hospitais mantém serviços odontológicos dirigidos por Cirurgiões Dentistas e informou que nas clinicas particulares, onde a profissão é exercida com todo carinho, Odontólogo nenhum se descuida de seu aspecto comercial, mantendo sempre um secretário para tratar dessa parte diretamente com o cliente.
Em todas as Escolas, afirmou o Dr. Rigotti Alice, os futuros profissionais recebem ensinamentos de ordem comercial, através das Cadeiras de Economia Profissional e Organização Comercial. A respeito do exercício Profissional, no seu aspecto legal, afirmou que os Odontólogos, uma vez diplomados, estão obrigados a um exame-"STATE BOARD"- afim de obterem licença para poderem exercer a odontologia no Estado previamente escolhido.
Ainda, nesta parte, disse que a Prótese somente é feita e executada sob prescrição profissional. Referiu-se, de passagem, aos Laboratórios de Prótese Dentária, dizendo que são bem organizados e mantém geralmente duas sessões, a Plástica e a Metálica.
Concernente às Entidades de Classe, disse que a American Dental Association, à qual estão filiados todos os Odontólogos do País, é uma organização nacional que orienta tudo que se refere à Odontologia, possuindo o Departamento de Educação, que superintende o Ensino Odontológico , e o Departamento de Pesquisas, encarregado de examinar, estudar, controlar, indicar, aprovar e tudo o que se referir à prática Odontológica.
Ao finalizar a sua brilhante conferencia, que recebeu aplausos de todos os presentes, o Sr.Dr. Fortunato Rigotti Alice, declarou-se a disposição para prestar, a quantos desejarem, informações sobre os Estados Unidos e de como se conseguir Bolsas de Estudos.

Exercício Ilegal da Odontologia:- Oficiar à Secretaria de Saúde , encaminhando o recorte do anuncio do Snr.Belmiro A . de Oliveira, em anexo, dizendo que está em desacordo com a Legislação vigente, porquanto "Dentista Prático Licenciado"é o que deve constar em lugar do "Dentista Clínico Protético"e como se acha no referido anuncio os termos "Prático Licenciado"estão completamente deslocados do local onde deveriam estar.

Requerimento ao Snr. Governador.

A diretoria, atendendo à sugestão do Sr. Dr. Nelson José Corrêa, considerou aprovado o requerimento redigido pela Secretaria que, com amparo legal no artigo 2º. Do Decreto Lei n.º. 679 do Governo do Estado, solicita do Sr. Governador preferência para a ocupação da parte do Prédio a ser construído pela Associação Comercial do Paraná, para instalar sua Sede Social.

Livro de Atas da Sociedade Odontológica do Paraná.

À pedido do Sr. Presidente, referente ao Livro de Atas da antiga Sociedade Odontológica do Paraná, desaparecido da Secretaria há vários anos (em 20 de Junho de 1935), fica a bem da verdade, consignado o que abaixo segue:-
No dia 28 de Setembro de 1947, no período da manhã, o Snr.Domingos Filizola, residente à Rua Barão do Serro Azul n.º. 95, nesta capital, recebeu de pessoa desconhecida o Livro de Atas da antiga Sociedade Odontológica do Paraná;
Pediu o portador do citado livro ao Sr. Domingos Filizola, para que fizesse a entrega do mesmo ao seu filho Dr. Orlando Filizola, Presidente desta Entidade;
O Sr. Dr. Orlando Filizola, de posse do Livro de Atas da antiga Sociedade Odontológica do Paraná, examinando o mesmo, verificou que estava completo em número de folhas, numeradas de um a duzentos (1 a 200), com a primeira folha despregada, tendo em anexo uma cópia original dos Estatutos da Sociedade Odontológica do Paraná e recortes de jornais contendo assuntos de interesse à Odontologia.
Verificou ainda que a última Ata, nele contida, está com data de 20 de junho de 1935.
O livro em questão foi entregue pelo Snr. Dr. Orlando Filizola à esta Associação, na data acima, isto é, 28 de Setembro de 1947.
Este Livro de Atas e todos os demais até a presente data estão da posse da Associação Brasileira de Odontologia-Sessão do Paraná, servindo para o resgate histórico de toda a Odontologia Paranaense que faz parte desta pesquisa.

Exercício Ilegal da Odontologia:-

Referente ao caso do Sr. Máximo Gomes da Silva, protético, denunciado à Saúde Pública por exercer ilegalmente a Odontologia, os Membros Diretores, presentes, recusando, por unanimidade, o pedido de denunciado feito ao Sr. Presidente, para arquivar o processo que está sendo movido contra o mesmo, votaram pelo prosseguimento do mesmo.

Em 14 de Outubro de 1947.

Foi comunicado pelos Cirurgiões Dentistas de Londrina e cidades vizinhas a fundação da Associação Odontológica Norte do Paraná., agradecendo, dando apoio e fazendo votos para que a nova Associação cumpra os objetivos a que se destina.
Tendo em vista o Projeto de lei, de autoria do Deputado Pedroso Junior, em transito na Câmara Federal, que visa autorizar aos Dentistas Práticos Licenciados exercerem a Odontologia, em qualquer parte do Território Nacional, o que fere moralmente a Classe Odontológica Brasileira, fica resolvido o que abaixo segue:
Telegrafar ao Deputado Pedroso Junior manifestando o desagravo e o protesto da Classe Odontológica Paranaense contra a incoerente iniciativa representada pelo projeto de lei, de sua autoria, em andamento na Câmara Federal.
Telegrafar ao deputado Samuel Duarte, Presidente da Câmara Federal, solicitando seja levada ao conhecimento do Plenário da referida Câmara o desagravo e o protesto veemente da Classe Odontológica Paranaense contra o citado Projeto de Lei, de autoria do Deputado Pedroso Junior.
Telegrafar ao Sr. Presidente da Associação Brasileira de Odontologia comunicando que esta Associação está combatendo o Projeto de Lei em apreço e pedindo informações sobre as medidas tomadas pela referida entidade afim ser possível trabalhar de comum acordo no sentido de combater a iniciativas, como a do Deputado Pedroso Junior, que visem conceder mais regalias aos Dentistas Práticos Licenciados.

22 de março de 1948.

Recebida carta do Governo do Estado do Paraná, assinada pelo Snr. Dr. Lauro Schleder, Secretário do Governo, informando que não é possível ser atendida a solicitação desta Entidade, feita por ofício, para ocupar parte do Edifício à ser construído pela Associação Comercial do Paraná, em face do que dispõe a lei n.º. 54, de 18 de fevereiro do corrente ano, que modifica o artigo 2º. Do decreto lei n.º. 679, de 10/7/47.
Durante o ano de 1948 continuaram os protestos contra o Deputado Pedroso Junior, em30 de junho de 1948 em Assembléia Geral de protesto contra os projetos de Pedroso Junior foi lançada pelo Sr. Dr. Julio Petrich a constituição da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Paraná.
A proposição recebe imediato apoio do Sr.Dr. Ozeas Saraiva de Araujo, o qual tecendo considerações sobre o valor e a projeção da Universidade do Paraná no cenário Cultural Científico do Brasil, disse ser oportuno um movimento nesse sentido, de vez que a transformação dos atuais Cursos de Odontologia e Farmácia em Faculdades é uma velha e ardorosa aspiração das Classes Odontológicas e Farmacêutica do Paraná.
Usa da palavra o Prof. Otávio Pereira dos Anjos para informar à Casa que uma Comissão de Professores de Farmácia e Odontologia foi à Reitoria para tratar da constituicao da Faculdade de Farmácia e Odontologia, tendo ficado assentado que os cursos atuais, neste ano, poderiam iniciar a constituição de seu patrimônio até que atingisse a importância de um milhão de Cruzeiros, quando então, seriam desmembrados da Faculdade de Medicina e transformados imediatamente em Faculdades.

Ata da Assembleia Geral Extraordinária aos 27 de Agosto de 1948, na Sede Social à Rua Quinze de Novembro, 8- 2º. Andar.

Declarada aberta a Sessão, às 21 horas, o Sr.Presidente, após convidar o Sr.Dr. Nelson José Corrêa, Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Paraná, para tomar parte na mesa, passou a explicar a todos os presentes a finalidade da Assembléia, qual seja a de tratar e resolver sobre a aquisição, juntamente com a Associação Paranaense de Farmacêuticos, de um apartamento situado no terceiro andar do Edifício São Lourenço, a ser construído na Rua Dr. Muricy, esquina com rua José Loureiro.

4 de Novembro de 1949, na Sede Social à Rua 15 de Novembro, nº.8-2º. Andar, Cidade de Curitiba.

Solenidade comemorativa do 1º. Centenário de nascimento do Conselheiro Rui Barbosa.
Constituída a mesa, o Sr. Presidente, após explicar o motivo da Assembléia aos presentes, concedeu a palavra ao Dr. Ozéas Saraiva de Araújo para dar cumprimento ao programa estabelecido. Com a palavra, o orador, inicia a sua palestra sobre Rui Barbosa, referindo-se primeiramente à cálida Bahia, terra do nascimento do grande brasileiro, passando em seguida a descrever e apreciar a sua vida e obra: como aluno do Barão de Macaubas; como estudante de Direito nas Faculdades de Recife e de São Paulo; como Político, desde o momento em que foi eleito Deputado da Assembléia Provincial da Bahia, até atingir a mais alta Câmara do País, como Senador pelo seu estado natal, no Legislativo, e no Executivo como Ministro da Fazenda do Governo Provisório Republicano; como um dos maiores batalhadores na grande campanha Abolicionista; como Propagandista e defensor intransigente da República; como Constitucionalista, especialmente na elaboração da Carta Magna e como Revisionista da mesma Constituição, que só no ano de 1926, após sua morte, teve realização; como Jurista insigne e completo, Tribuno dos mais notáveis; como candidato ao mais alto posto da nação, encetou uma das mais nobres campanhas visando o aperfeiçoamento da Democracia no Brasil, a chamada Campanha Civilista, cujo objetivo maior foi o voto secreto; como representante do Brasil na Conferencia Internacional de Haia, onde se revelou um dos maiores sábios da Humanidade, levantando bem alto o nome de sua Pátria com brilhante defesa da tese referente à igualdade da soberania das Nações; mesmo como exilado , portou-se sempre estoicamente e nunca abandonando as causas dignas de serem defendidas, como por exemplo, quando exilado na Inglaterra, levantou sua voz autorizada em defesa de Dreifus, então julgado na França, como traidor da Pátria.
Finalmente, o ilustre conferencista, relembrando o famoso pensamento do insigne Estadista de que "entre o crime e o Direito não deve haver neutralidade", encerrou a sua conferencia, que foi ouvida com muita atenção e interesse, fazendo votos para que o grande Rui repouse em paz em sua terra natal, para onde estão sendo transladados os seus restos mortais e que os homens de nossa época sempre estejam com o pensamento voltado para o ilustre morto para que dele recebam inspiração e ensinamentos afim de lutarem sempre pelas nobres causas e conduzirem este nosso Brasil aos destinos mais gloriosos.
Após foi submetida à Assembléia a divisão proposta para a divisão do apartamento do 3º. Andar n.º. 33 do Edifício São Lourenço adquirido juntamente com a Associação dos Farmacêuticos do Paraná.
Usa da palavra o Dr. Acyr de Souza para endossar as palavras do Dr. Anôr Pinho e expressar, em nome da Classe Odontológica, os agradecimentos às Diretorias pelo grande serviço prestado às Classes Odontológica e Farmacêutica com a aquisição da Sede Própria das duas Entidades.
Com a palavra o Professor Carlos Stelfeld, presta homenagem ao Professor Ewaldo Schiebler, fundador das duas Entidades, e pede que seja inserido em Ata um voto de saudade ao ilustre Professor, desaparecido tragicamente, o que, submetido à apreciação dos presentes, é aprovado por unanimidade.

Nenhum comentário: