![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtZJks0XhYzV5op1IxNXHj9qu0AEq1Fy20jdyGAj6psP40enjD6Y-aV33ItupaQaMxtZXpQ8AzO0_KnvpOJOCMU1K_UL2w-q2mm-4jYZZH4du3JrwYsxjCgTmUV3gDj0StEorPSiGQ6bQ/s400/Nelson+Jos%C3%A9+Correa.jpg)
1945-1947 Presidente Dr. Nelson José Corrêa
Vice-Presidente Dr. Arides Pinho
1º. Secretário Dr. Archimedes Bochino
2º. Secretário Dr. Alcebiades Muniz
Tesoureiro Dr. Orlando Filizola
Orador Dr. Ozeas Saraiva
Bibliotecário Dr. Edmundo Mario Roderjan
Conselho Fiscal Dr. Washington Mendes
Dr. Edmundo M. Foerster
Dr. Zacharias A . de Souza
Nova Diretoria foi eleita para o biênio 1945 e 1947.
Com a palavra o Dr. Luiz Pilotto, que ,em nome da Diretoria que ia deixar a direção da Associação, discorreu com brilhantismo sobre as grandes realizações dessa mesma Diretoria durante sua gestão, tais como as inesquecíveis Primeiras Jornadas Odontológicas do Paraná, que, além de reunir em Curitiba grande número de odontólogos do Estado, teve a presença das simpáticas representativas figuras da Odontologia Nacional, Drs. Wladimir Pereira e Brandino Prado Filho; os quais muito serviram para projetar de modo magnífico e apreciável fora de nossas fronteiras, a riqueza científica e a habilidade dos odontólogos do Paraná.
Falou também a respeito da organização, não sem dificuldades, da Revista Odontológica do Paraná, órgão oficial da Associação e final publicação do seu primeiro número cuja apresentação impecável e matéria pratada, impressionou vivamente à todos.
Chamou a atenção dos presentes para não estranharem a mudança do nome de Revista para Boletim, nos próximos números, de vez que é apenas para respeitar a exigência do DEIP, sem contudo, tal modificação afetar a feição científico cultural desse orago da Associação.
16 de Abril de 1945.
Comunicado ao Consulado Americano desta cidade que a Associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, na sua reunião de 16 do corrente, fez consignar em Ata um voto de pesar pelo falecimento do Presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Rosevelt.
Foi cogitada a mudança da Sede da Associação como necessidade urgente, ficando todos encarregados de conseguir local adequado.
Ata de 28 de Agosto de 1945.
Os membros da associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná reuniram-se em Assembléia Geral para ouvirem o relatório dos trabalhos da 1ª.Convenção Brasileira de Odontologia Social, efetuada no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 14 de julho do corrente ano, apresentado pelo Dr. Armando Oscar Cavanha, que representou oficialmente a Associação e o Estado do Paraná naquele conclave. Declarada aberta a sessão, foi em seguida lida e aprovada a ata da sessão anterior.
Com a palavra o Dr.Armando Oscar Cavanha, apresentou substancioso relatório dos trabalhos do grande conclave reunido com o fim de estudar a situação social-economica do cirurgião dentista Brasileiro.
O Estado do Paraná contribuiu com o maior número de teses, perfazendo um total de oito, superando assim o número de cada uma das representações presentes.
Finalmente as minhas impressões sobre a 1ª. Convenção Brasileira de Odontologia Social, constatei o seguinte: Acreditamos mesmo, que não é em futuro próximo que veremos assuntos Sociais da Odontologia Brasileira resolvidos a contento, isto porque, as opiniões são muito diversas, a cada um quer que o assunto seja resolvido à seu modo.
As últimas palavras do Dr. Cavanha, foram abafadas com uma longa salva de palmas de todos os presentes. A seguir, o Dr. Julio Moreira, pediu a palavra para esclarecer alguns pontos com respeito ao trabalho da comissão e o modo como agiu no estudo e parecer das oito teses que foram remetidas à 1ª. Convenção e das quais o Dr. Armando Oscar Cavanha acabava de referir-se de modo elogioso.
7 de Maio de 1946.
Por sugestão do Dr. Francisco Braga, de enviar um ofício ao Sr. desta capital no sentido de ser dado o nome do Dr. Guido Straube, saudoso mestre, a uma das nossas principais ruas, em homenagem e consideração às qualidades do distinto Professor, que foi, em vida, não só um mestre capacitado em odontologia, professor emérito da Faculdade de Medicina do Paraná e Diretor do Ginásio Paranaense e também autor em Botânica; sendo aprovado pôr todos os presentes, ficou incumbido Sr. Secretário para oficiar ao governador da cidade.
Em continuação aos assuntos de interesse, foi lida a cópia do telegrama passado pelo Dr. José Campelli Filho aos Exmos.Snrs. General Eurico Gaspar Dutra, Presidente da Republica, General Gois Monteiro, Ministro da Guerra, e General Florêncio de Abreu, Diretor de Saúde do Exercito, sugerindo para ser conferido o titulo de Patrono do Serviço de Odontologia do Exército ao Segundo Tenente Ruy Lopes Ribeiro, morto heroicamente no cumprimento do dever na Itália.
Homenagem póstuma ao Segundo Tenente Dentista Ruy Lopes Ribeiro, herói da F.E.B.
A comovente sessão realizada ontem, no Rio de Janeiro, Quarta-feira, 11 de Julho de 1945,no Palácio Tiradentes, pelas Agremiações Odontológicas nacionais, sob a Presidência do Ministro da Guerra.
As diretorias da Federação Odontológica Brasileira, da Associação Brasileira de Odontologia e do Sindicato dos Odontologistas do Rio de Janeiro, expressando os sinceros sentimentos da unanimidade dos membros de todas as agremiações odontológicas nacionais, em tocante cerimônia, levada a efeito ontem, à noite,no recinto do Palácio Tiradentes, prestou homenagem póstuma ao bravo segundo tenente dentista da Força Expedicionária Brasileira, que tombou gloriosamente no campo de batalha da Itália, no sagrado cumprimento do dever.
Abrindo a sessão, o general Eurico Gaspar Dutra pronunciou brilhante e comovedora oração, enaltecendo a bravura e o patriotismo do bravo militar morto no cumprimento do dever, dando a seguir , a palavra ao Sr. Alexandrino Agra, presidente da Comissão da homenagem, o qual, passou à leitura do expediente que constou de numerosas demonstrações de pesar, partidas de vários pontos do país, pelo desaparecimento do bravo integrante da F.E.B.
Falando em nome da odontologia nacional, o professor Francisco Doggni, da Faculdade de Odontologia de São Paulo, fez o panegírico do segundo tenente Ruy Lopes Ribeiro, oração que foi um verdadeiro hino de louvor e saudade ao herói desaparecido.
Entrega da condecoração pelo Ministro da Guerra.
Finda a oração do professor Francisco Doggni, o general Eurico Gaspar Dutra fez entrega da condecoração por atos de bravura à galante menina Adahil, filha do saudoso oficial morto em combate, segundo tenente Ruy Lopes Ribeiro, a qual conta atualmente apenas quatro meses de idade.
Essa cerimônia foi das mais comovedoras e arrancou lágrimas de numerosas pessoas que enchiam o recinto do Palácio Tiradentes.
Sócio Honorário de todas as Agremiações Odontológicas Nacionais.
Por fim, o Sr. Alexandrino Agra fez entrega à senhora Adahyl Bastos Lopes Ribeiro, viuva do bravo oficial expedicionário morto gloriosamente no campo de batalha de um diploma de sócio honorário "post-mortem", em nome de todas as agremiações odontológicas do país, findo o que , o ministro da Guerra deu por encerrada, a tocante e expressiva cerimônia de ontem no Palácio Tiradentes.
10 de Abril de 1947.
Lido o Relatório pelo Dr. Presidente Nelson José Corrêa, nos seguintes termos: entre 1945 e 1947, levamos a efeito 39 reuniões, entre assembléias gerais e reuniões da diretoria, atas contendo todos os assuntos tratados e ventilados no decorrer das sessões. Durante a gestão desta diretoria foram aceitos 94 associados, na parte referente à tesouraria consta no referido relatório a compra de uma moderna máquina de escrever marca Remington,.
Cursos de pontes móveis dado pelo Prof.Ferdinand Meiran; curso de moldagem de chapas, dado pelo prof. Carlos Aldrovandi; cursos de dentaduras completas, dado pelo prof. Augusto Andersen Cavalcanti; palestra do Dr. Ney Simas Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário