quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Dr. José Pinto Rebello. Presidente entre 1937-1938.
.1937-1938 Presidente Dr. José Pinto Rebello
Vice Presidente Dr. Agostinho B. da Veiga
Secretário Geral Dr. Arquimedes Bochino
1º. Secretário Dr. Augusto R. Correia
Tesoureiro Dr. Mucio Caron
Orador Dr. José Campelli Filho
Bibliotecário Dr. A . Virmond Lacerda
29 de Dezembro de 1937.
Ata de Sessão Solene para receber os novos Cirurgiões Dentistas diplomados pela nossa faculdade.
O Dr. Presidente inicia a sua oração, fazendo um retrospecto da vida estudantil, entrando em seguida na vida prática, onde estabelece um paralelo dessas duas fases; aponta os diferentes obstáculos e insucessos da nossa profissão, que só serão resolvidos com estudo e trabalho.
O Dr. Presidente continua dizendo que é na Sociedade Odontológica do Paraná, onde os novos Cirurgiões Dentistas irão expor as suas idéias; falou da organização da nossa biblioteca e mais recentemente da fundação do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, que está sendo encabeçado pôr esta Sociedade.
O Dr. Presidente foi muito aplaudido. O Dr. Campelli, orador, numa brilhante oração, traçou com sinceras palavras as normas que devem seguir esses distintos môços recém-formados.
Agradeceu em nome da turma dos recém-formados o Dr. Cezar Nobre de Almeida.
Ninguém mais usando da palavra o Dr. Presidente declara encerrada a sessão, e convida os presentes a festejarem o acontecimento na "Confeitaria Cometa", onde foi servido "Chops" com doces.
Ata de homenagem póstuma em memória do Dr. Guido Straube.
Às 10 horas do dia 21 de Janeiro de 1938, no Cemitério Municipal desta Cidade, os sócios desta Sociedade compareceram ante o túmulo do inolvidável Professor Dr. Guido Straube, afim de homenageá-lo, mandando colocar 1 placa de bronze, em nome desta Sociedade.
Os sócios que compareceram a esta homenagem foram os seguintes:
Drs. Tobias Pinto Rebello -Agostinho Veiga -Mucio Caron- Augusto Ricciardella Correia- José Campelli Filho- Afonso de Loyola e Silva, Pai e Filho- Vitaliano Esmanhotto- Waldemar Grummt- Ewaldo Schiebler- José Millani.
Compareceram também a convite especial desta Sociedade a Exma.Sra. viúva Dra. A. Miriam Costa Straube, Filhos e demais pessoas da família do pranteado mestre.
O Dr. José Campelli, orador desta Sociedade fez uma comovente oração na qual menciona a irreparável perda que sofrem a Odontologia Paranaense e Brasileira como também o magistério secundário e superior com o desaparecimento do Dr. Guido Straube. Fala da retidão do seu caráter nos diversos cargos que ocupava, pois era Catedrático de Clínica Odontológica na Faculdade de Medicina, Professor de História Natural e Diretor Do Ginásio Paranaense.
No lar foi um pai extremoso e terno esposo; foi sempre uma pessoa estimada pela sua elevada conduta moral; era amigo do amigo da virtude.
Brilhou sempre na administração e na cátedra; na administração sempre traçava diretrizes seguras; na cátedra salientava-se por sua formidável capacidade científica.
Falou mais o orador de suas obras, sendo que algumas ainda não foram publicadas.
O Dr. Campelli desempenhou otimamente sua missão.
Não havendo mais quem usasse a palavra, eu, 1º. Secretário em exercício, lavrei a presente ata que assino com o Dr. Presidente.
Tobias Pinto Rebello Arquimedes Bocchino.
Ata de homenagem póstuma em memória do Dr. Manoel Beigüelman.
Às 20,00 horas e trinta minutos do dia 25 de Janeiro de 1938, na sede social da Sociedade Odontológica do Paraná, foi pelo Dr. Presidente declarada aberta a sessão, cuja finalidade foi a de homenagear o Professor Dr. Manoel Beigüelman, cujo passamento repercutiu profundamente na classe, inaugurando uma sua fotografia na sede social desta Sociedade.
Estiveram presentes vários colegas e inumares pessoas da família do finado Dr. Beigüelman, como confirma o livro respectivo.
Usou da palavra em nome desta sociedade o distinto colega Dr. Leão Mocelin.
Falou o orador da grande cultura do ilustre morto, na sua especialidade, pois como ortodontista, sempre se salientou dentro e fora do País.
Na Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil fez um brilhante concurso que lhe valeu a docência livre. Fora do Brasil, fez cursos de especialização no Uruguai, em Montevidéu, com o Dr. Aldecôa, sendo além de aluno aplicado, amigo deste. No lar foi sempre um bom esposo e um pai carinhoso.
Logo no inicio desta sessão, o Dr,. Presidente convidou a viúva D. Maria Beigüelman a descerrar o quadro que estava coberto com uma bandeira brasileira.
Como ninguém mais usasse da palavra o Dr. Presidente declarou encerrada a sessão na qual eu, 1º. Secretário em exercício lavrei a presente ata que assino com o Dr. Presidente.
José Pinto Rabello Arquimedes Bocchino
.
8 de Março de 1938.
Iniciando a sua preleção o Dr. Julio Moreira abordou sobre um caso de apicetomia que ocorreu em sua clínica. Deve-se notar que esta intervenção cirúrgica foi uma das primeiras praticadas nesta cidade, pois quando efetuada, não havia ainda aparelhos de Raios X . Procedida a radiografia atualmente, nota-se o ápice perfeitamente secionado e a raiz sustentando 1 coroa de porcelana "Davis".
Ata de Assembléia Geral Ordinária de 21 de Maio de 1938.
O Dr. Presidente declarou aberta a sessão, a qual foi convocada afim de que esta Sociedade discutisse sobre o rumoroso caso da Inspetoria Odontológica, junto à Saúde Publica do Estado, que como é sabido, este cargo foi preenchido por uma Senhorita Médica, havendo protesto do Sindicato Odontológico do Paraná junto à Sua Excia Dr. Getúlio Vargas, Presidente da República, devendo por isso nossa Sociedade tomar atitude em relação ao assunto.
O Dr. Presidente cede a palavra ao Dr. Raul Brand que movido por um espírito de classe defende aquele cargo, dizendo que foi a Sociedade Odontológica do Paraná quem o criou primeiramente junto ao Governo de S.Ex.a. General Tourinho e depois no de S.Ex.a. Manoel Ribas quando Interventor Federal e que continuando esta campanha pelo jornal "A Gazeta do Povo", movida pelo Sindicato Odontológico do Paraná, as autoridades competentes, de acordo com o regimen imposto pela Constituição de 10 de Novembro de 1937, podem cancelar aquele cargo, com prejuízo da classe, pois sem fiscalização competente o charlatanismo imperará, tanto dentro da Capital como em todo o Estado do Paraná.
De acordo com estas considerações o Dr. Brand finaliza e convida a casa a tomar uma atitude para o caso em questão.
Pede a palavra o Dr. Agostinho Veiga, que explica que o cargo não será cancelado pois assim o afirmou o Dr. Virmond Lima. M.D. Diretor da Saúde Pública do Estado, em recente palestra com o Dr. Veiga.
O Dr. Agostinho continua fazendo ver que é do conhecimento do Dr. Virmond que essa campanha movida contra a pessoa de S. Ex.a. Sr. Manoel Ribas é política e pessoal, cuja finalidade é abalar o prestígio de S. Ex.a. Junto do Presidente Getúlio Vargas.
Os Drs. Cezar Nobre de Almeida e José Campelli Filho protestaram, em virtude do Sr. José Milani, embora acadêmico de Odontologia é um dentista prático. não podendo trabalhar na Rua 15 de Novembro e não podendo também colocar em sua placa os dizeres "Cirurgião Dentista".
O Dr. Campelli fez ver que se o sindicato Odontológico do Paraná observasse em vigor os direitos da classe não permitiria que aquele acadêmico colocasse sua placa abaixo da placa do Sindicato Odontológico do Paraná, no mesmo prédio.
Recebimento de uma comissão que nos foi enviada pelo Sindicato Odontológico do Paraná, composta pelos Srs.Drs.Zacarias Alves de Souza, José Cardoso de Mendonça, Francisco Braga e Ozeas Saraiva, para tratar de assuntos que dizem respeito a aproximação do Sindicato Odontológico e Sociedade Odontológica do Paraná, até aqui militando em campos diferentes.
O Dr. Mendonça continuando expôs sua idéia referente a uma fusão das duas entidades sociais numa só , com uma única diretoria.
O Dr. Mucio pediu a palavra observando que para as duas entidades em questão, não convém pelo menos presentemente, uma fusão, pois iria relembrar assuntos que poderiam descontentar associados de ambas as partes, como o caso Schiebler-Rocha e outros. Assim sendo, havendo essa dualidade, os colegas podem ser sócios separadamente de uma ou outra associação, ou de ambas ao mesmo tempo.
O Dr. Veiga aproveitando as idéias do colega que o precedeu continuou e expôs o velho atrito que houve na ocasião das eleições para delegado eleitor.
O Dr. Ozeas Saraiva diz que o Dr. Nelson Correa, pessoa em questão no caso das eleições para delegado eleitor, não seria entrave nessa aproximação estando mesmo autorizado a declarar, pelo Dr. Nelson, que este estaria disposto a pedir demissão de sócio do Sindicato para facilitar as negociações entabuladas; declarou ainda o Dr. Saraiva que o Sindicato não apresentava condições para uma aproximação, aceitando toda e qualquer sugestão e ação da Sociedade Odontológica do Paraná.
Disse ainda que subia as escadas agora não para encontrar adversários em melhor situação, mas sim colegas que lhes estendiam as mãos facilitando e deixando à vontade, para como profissionais da mesma classe , tratarem do assunto.
Ofício e impressos do 1º. Congresso Odontológico Brasileiro.
. O Dr. Presidente disse que esperava de todos boa vontade e cooperação, para tal empreendimento, frisando ser esse o 1º. Congresso Odontológico que se realiza no Brasil, organizado pela prestigiosa "Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas" e patrocinado pela Federação Odontológica Brasileira, para o qual se espera um invulgar sucesso.
O Dr Mucio tomou a palavra e notando com grande satisfação que todos os presentes estavam de acordo com essa aproximação, passou a expor a maneira pela qual será feita.
Analisando essa questão expôs o seguinte:
1º. -Fazendo-se a fusão de ambas, desaparecerão os nomes de Sindicato Odontológico do Paraná e Sociedade Odontológica do Paraná, criando-se outro nome;
2º. - Pode desaparecer uma ou outra entidade social e permanecer outra;
3º- A maneira da Associação Médica do Paraná, que para se tornar um sindicato, tomou nome de Sindicato da Associação Médica do Paraná.
Finalizando, a presente assembléia delegou poderes plenos à Diretoria para tratar dessa aproximação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário