quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dr. Leão Mocellin. Presidente entre 1938-1939



1938-1939 Presidente Dr. Leão Mocellin
Vice Presidente Dr. Waldemar Grummt
Secretário Geral Dr. João Alves Tissot
1º. Secretário Dr. Augusto R. Corrêa
Tesoureiro Dr. Mucio Caron
Orador Dr. Cezar Nobre de Almeida
Bibliotecário Dr. Levy de Britto Buquera

Ata da fundação da Associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, realizada no dia 2 de Maio de 1939.

Aos 2 de Maio de 1939, às 8 horas da noite, realizou-se no salão nobre da Associação dos Cirurgiões Dentistas do Paraná, a Sessão Extraordinária das respectivas Diretorias e Sócios do Sindicato Odontológico do Paraná e da Sociedade Odontológica do Paraná, para a presente Assembléia Geral Extraordinária foram expedidos convites aos seus associados pelas secretarias das supracitadas sociedades, e publicado anuncio no matutino local "A Gazeta do Povo". Estes convites e anúncios foram feitos depois do consentimento geral de todos os sócios das duas sociedades mencionadas acima, no sentido de se unirem, fundindo desta forma os bens e patrimônios de ambas em uma só, afim de que desta fusão pudesse surgir uma única e nova entidade , que representasse condignamente a laboriosa e culta classe dos Srs. Drs. Cirurgiões Dentistas do Estado do Paraná.
Marca, pois, esta reunião uma nova fase na vida odontológica do Estado, que terá necessariamente grande repercussão em prol da classe.
Após diversos discursos enaltecendo a ocasião, que podemos rememorar no livro de atas guardado em nosso Museu Odontológico foi encerrada a Assembléia, surgindo assim a nova Associação.
A nova Diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Dr.Leão Mocelin
Vice Presidente Dr.João Alves Tizzot
1º. Secretário: Dr. José Cardoso de Mendonça
2º. Secretário Dr.Cezar Nobre de Almeida
Tesoureiro Dr. José Campelli Filho
Orador Dr. Julio Moreira
Bibliotecario Dr. Levy Buquera
Conselho Fiscal Dr. Arides Pinho
Dr. Julio Rocha
Dr. Benno Prohmann

Aparelho endotermo Sgai, apresentado em Assembléia Geral extraordinária no dia 23 de Junho de 1939.

Aos 23 de Junho de 1939, as 8 horas da noite, na sede social desta Associação, realizou-se a sessão de Assembléia Geral Extraordinária, convocada por solicitação do nosso consócio Dr. Nelson Corrêa, afim de serem dadas explicações e procedidas experiências com um aparelho de construção da Eletro Macânica Irmãos Sgai; para fins endotérmicos odontológicos.
A sessão foi presidida pelo Dr. João Alves Tizzot e secretariada pelo Dr. José Cardoso de Mendonça e Dr. Cezar Nobre de Almeida, tomando parte na mesa o Dr. Campelli Filho.
Dada a palavra ao jornalista Eduardo Fragali que como já era por todos esperado discorreu de maneira brilhante, fluente e instrutiva sobre a endotermia aplicada na odontologia e na utilidade clínica do admirável aparelho "Endotermo Sgai".
Em seguida o Sr. Mario Sgai inicia suas demonstrações experimentais, não só demonstrando sua eficiência em pedaços de carne de vaca e rin de porco.
Este aparelho acha-se exposto no Museu Odontológico da Associação Brasileira de Odontologia .
No dia 27 de Junho de 1939 o Dr. Julio Moreira fez ciência à Diretoria que estava empenhado na organização de um "Museu Odontológico", para o qual solicitava dos colegas concorrerem com peças e aparelhos antigos de uso na profissão.

No dia 11 de Julho de 1939, foram nomeados pela diretoria os membros representantes em cargos auxiliares no respectivo lugar de suas residências, Inspetores de Fiscalização Profissional do Departamento de Saúde Pública do Estado:
Dr. Ernesto Senff Joaquim Távora
Dra. Regina K. Martenetz Prudentópolis
Dr. Otto Roderjan São Mateus
Dr. Olavo de Carvalho Ponta Grossa
Dr. Alfredo Puglieli Jaguaraiva
Dr. Alcides Mendes Cordeiro Antonina
Dr. Valdomiro Camargo Guarapuava
Dr. Glauco Pereira Borba Ribeirão Claro
Dr. Odoacre Regattieri Paranaguá
Dr. Napoleão Pimpão Londrina
Dr. Gentil da Rocha Loures Cornélio Procópio
Dr. Maximo de Giorgio Rio Negro
Dr. José Antonio Puppi Campo Largo
Dr. Rafael Tobias Pinto Imbituva
Dr. Mario Saporiti Palmas
Dr. Flávio Setola São José dos Pinhais
Dr. Felix Franczinski Aurocária.

Em 11 de Agosto de 1939 o Dr. Afonso Paulo Etzel fez uma conferência , abordando um trabalho de Prótese-Buco-Facial,deu inicio à leitura do seu trabalho, que logo começou a despertar a atenção dos presentes, não só pela maneira com que se revelou ótimo expositor, como também pela organização da mateira, que puramente cientifica, estava feita de forma a prender a atenção dos presentes sem cansá-los. Terreno ingrato, eivado de dificuldades, árido e maleável, foi palmilhado com verdadeiro tino cientifico de um mestre senhor dos seus segredos., pelo estudioso cirurgião dentista, que se revelou aos olhos dos seus colegas como um pesquisador incansável. O Dr. Paulo Etzel conseguiu enfeixar em uma pequena tese datilografada, obra de vulto pela felicidade com que soube concatenar e estudar os pontos mais importantes do assunto.
Sabedores como todos os presentes eram de que a prótese-buco-facial é uma cadeira dos cursos odontológicos, que só conseguiu se impor depois da grande guerra ( a primeira grande guerra), apesar de já Ambroise Paré considerá-la como- "des Moyens et artifices d`adionster ce Qui défant naturellement ou par accident"- hoje em dia, dado ao seu grande desenvolvimento técnico científico apresenta um vasto campo de ação, onde o profissional muitas vezes tem de idear e construir seus aparelhos, quer na prótese interna , como na externa.
O Dr. Paulo Etzel no decorrer do seu trabalho demonstrou pela facilidade com que ventilou o terreno patológico-clínico das constrições maxilares e expôs os diversos tipos de aparelhos protéticos para sua cura mecanoterápica, que é senhor do assunto e possuidor de sólida teoria para suas realizações práticas.

Em 26 de Setembro de 1939.

Em reunião de Diretoria, os Drs. Francisco Braga e Nelson Corrêa compareceram à reunião, afim de solicitar da Diretoria que oficializasse ao Dr. Chefe de Polícia, no sentido de cientifica-lo do abuso que as casas de artigos dentários vinham pondo em prática, no sentido de majorar o preço dos referidos artigos por motivo da Guerra na Europa.
Tomando conhecimento do caso deliberou a Diretoria que neste sentido se oficiasse ao Dr. Chefe de Polícia.

Em 2 de Outubro de 1939.

Em Sessão Geral Extraordinária os Drs. Jair Ratton e Taborda Ribas e os jovens academicos de odontologia Srs. Armando Oscar Cavanha, senhorita Sofia Lobos e Dernisio de Paulo apresentaram trabalhos científicos perante os associados.
O Dr. Taborda Ribas apresentou dois trabalhos intitulados: A Higiene da boca e a saúde do indivíduo e Higiene Pré-natal.
O segundo orador foi o Dr. Jair Ratton apresentou também dois trabalhos: Infeção dentária e distúrbios mórbidos gerais e a importância dos Raios X na Clínica Odontológica.
Após ocupou a tribuna o acadêmico Armando Oscar Cavanha, que passou a desenvolver a seguinte tese: Algumas considerações a respeito da anestesia local, lançando mão da injeção e seguindo a via ligamentosa; como pratica-a Dechame e como a tenho praticado.
Estudioso do assunto o jovem acadêmico na exposição feita entra fundo no terreno prático, do qual se assenhoreia facilmente, estudando o método Dechanne para criticá-lo em pontos que julga poderem ser substituídos por outro método prático que lhe tem apresentado resultados positivos em seus trabalhos práticos na Faculdade.
Portanto ,é um acadêmico que revela o desejo de criar, aperfeiçoar e produzir algo de seu próprio esforço. Sua conferencia foi devidamente apreciada e não lhe foram regateados aplausos.
Passou o Sr. Presidente a dar a palavra à Senhorita Sofia Lobos. Foi a gentil senhorita recebida com prolongada salva de palmas pela assistência, inaugurando as conferencias de elementos do sexo feminino no recinto desta associação.
A senhorita odontolanda apresentou o seguinte trabalho: Anomalia de posição no Sistema Dentário.
O odontolando Dernisio de Paula iniciou seu trabalho intitulado: Alterações peri-apicais em dentes com polpa viva.
Vários conferencistas se apresentaram aos associados no decorrer do ano de 1939 , o Dr. Leão Mocellin solicitou o seu afastamento da Presidência por motivos particulares, assumindo em substituição o Dr.João Alves Tizzot.

Nenhum comentário: