sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Dr. Julio Zavier Presidente da Diretoria entre 1922-1924
Em 22 de Fevereiro de 1924 foi empossada nova Diretoria e até 27 de Agosto de 1927 a Associação entrou em recesso.
1922-1924 Presidente Dr. Julio Zavier
Vice-Presidente Dr. Antonio Mattos Azeredo
Secretário Dr. Guido Straube
Orador Dr. Alvaro Neves da Costa
Tesoureiro Dr. Carlos H. Gross
Ata da Sessão Preparatória convocada pelos Cirurgiões Dentistas : Manoel França do Nascimento, Guido Straube, Tobias Pinto Rebello, Evaldo Schiebler, Waldemar Grummt e Francisco Bassetti Junior, afim de tratar do soerguimento da Sociedade Odontologica do Paraná.
Por convite da comissão organizadora, composta dos Cirurgiões Dentistas acima mencionados, na sala da Congregação da Faculdade de Medicina do Paraná, aos vinte e sete dias de Agosto de mil novecentos e vinte e sete, uma sessão preparatória com o fim de reerguer a Sociedade Odontologica para que esta possa com mais eficiência tratar de vários assuntos inadiáveis referentes à classe.
Achavam-se presentes a esta sessão os colegas: Prof. Guido Straube, Alvaro Neves da Costa, Virgolino Brazil; docentes Manoel França do Nascimento, Francisco Bassetti Junior, Dr. James Lowry,Emannuel Vicente da Rocha, Leoni Pena Franco, Affonso de Loyola e Silva, Raul de Lacerda,Julio Estrela Moreira,Tobias Pinto Rabello, Waldemar Grummt, Nelson Corrêa e Carlos Eschholz.
Para presidir a sessão foi convidado pelos presentes o Prof. Guido Straube e para secretaria-lo Francisco Bassetti Junior, tendo a mesma sido aberta às 17 e meia horas.
Em seguida o sr. Presidente expôs a finalidade da reunião, fazendo ver a necessidade urgente de unificar a classe em beneficio de cada um e também para em coletividade elevar-mos o renome da profissão que abraçamos. Ao terminar sua narração o Sr Presidente cedeu a palavra à quem dela quisesse fazer uso.
Falou então o Prof. Alvaro Costa que em bela oração fez ver clara e insofismavelmente que o levantamento de nossa profissão, não depende de outrem e sim tão somente de nos mesmos, mas que para isto é preciso que haja forte e indissolúvel união entre os profissionais para uma perfeita união possam sanar os inconvenientes que se fazem surtir sobre a classe.
Pediu a palavra depois o Prof. Virgolino Brazil lembrando a criação de uma caixa de mutualismo entre os associados e também que fosse feita pela sociedade pelo menos uma vez pôr mês, uma reunião, em que se palestrasse e trocasse idéias a respeito da profissão.
Em seguida falou o colega Emannuel Vicente da Rocha, procurando saber si o titulo de Cirurgião-Dentista é somente dado à profissionais que fizeram seu curso em uma Escola Superior ou se pode também ser usado pôr práticos licenciados.
Atendendo ao rumo que ia tomando a palestra, o colega Julio Moreira pediu a palavra e lembrou que esta reunião não podia deliberar a respeito das opiniões externadas pelos últimos oradores que o precederam, visto Ter sido convocada com o intuito somente de se saber se deve ser reerguida a sociedade ou não. Em caso afirmativo propunha que fosse eleita ou aclamada uma diretoria e que logo após a mesma fosse empossada.
Foi então pelo Sr. Presidente posta em discussão a proposta de reerguimento da Sociedade Odontológica do Paraná, proposta esta que foi aprovada por unanimidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário